Os bilhetes fazem parte do cotidiano das crianças e são excelentes gêneros textuais para trabalhar a leitura, a escrita e a comunicação.
Nesta atividade, os alunos terão contato com um bilhete real, farão a interpretação do texto e, em seguida, produzirão o próprio bilhete com autonomia.
Essa é uma proposta simples, funcional e perfeita para turmas de alfabetização, principalmente do 1º e 2º ano.
1. Leitura do Bilhete
O aluno começa lendo um bilhete escrito pelo João explicando sua ausência na escola.
Essa etapa permite trabalhar:
Identificação do emissor e receptor
Compreensão do motivo da escrita
Reconhecimento da estrutura do bilhete
Leitura com fluência e entonação adequada
2. Interpretação do Texto
Após a leitura, os alunos respondem perguntas simples sobre o conteúdo:
Quem escreveu o bilhete?
Para quem o bilhete foi escrito?
Qual foi o motivo da falta?
Essas questões ajudam a desenvolver a capacidade de localizar informações explícitas no texto, habilidade essencial nos anos iniciais.
3. Produção de Bilhete
Em seguida, os alunos são convidados a produzir o próprio bilhete, imaginando que também precisaram faltar à escola.
Essa etapa estimula:
Escrita com clareza e intenção comunicativa
Uso da linguagem formal adequada ao contexto
Organização das partes do bilhete (saudação, mensagem, despedida, assinatura)
Essa produção é ideal para avaliar o avanço da escrita e o domínio da estrutura textual.
Habilidades da BNCC trabalhadas
EF01LP05: Ler e compreender, com ajuda do professor, textos curtos de diferentes gêneros.
EF01LP07: Identificar elementos e a finalidade de bilhetes, recados e outros gêneros do cotidiano.
EF02LP02: Identificar informações explícitas em textos lidos.
EF02LP06: Produzir textos com autonomia crescente, com foco na função social do gênero.
EF12LP15: Planejar e revisar textos curtos, considerando intenção comunicativa e destinatário.
Sugestões para Aplicação da Atividade
Inicie com uma roda de conversa sobre bilhetes: onde encontramos? Para que servem?
Leia o bilhete da atividade em voz alta antes que os alunos leiam individualmente.
Faça um cartaz com a estrutura do bilhete:
saudação – mensagem – despedida – assinaturaIncentive os alunos a escrever com letra legível, frases curtas e objetivas.
Como fechamento, peça que troquem bilhetes fictícios entre colegas para praticar a leitura social.
Como baixar o arquivo em formato jpeg
Para baixar o material Heroínas Negras em imagens, siga o passo a passo:
1. Clique sobre a imagem ou o link abaixo;
2. Você será redirecionado para outra página;
3. Clique com o botão direito do mouse e selecione “Salvar como” para fazer o download do arquivo.
Como baixar o arquivo em arquivo PDF:
Clique aqui: Atividade de Leitura, Interpretação e Produção de Bilhete
Talvez você também goste: Produção de Texto com Diferentes Gêneros do 3º ao 5º ano
Gostou? Compartilhe com outros educadores.
Um grande abraço de Eliene e Leticia!
Agradecemos a visita.


