Apresentar um universo visualmente atraente e divertido é uma estratégia poderosa para engajar os alunos no processo de alfabetização. O universo fofo e lúdico de Bobbie Goods (com a coelha Lila, o urso Momo e outros) oferece um cenário perfeito para desenvolver a observação, a oralidade e, principalmente, a Produção de Texto com Bobbie Goods.
Esta sequência didática, composta por quatro aulas, utiliza atividades visuais e interativas para guiar seus alunos desde a leitura e interpretação de imagens até a criação autônoma de frases e pequenos textos, transformando cada imagem em uma história.
Habilidades da BNCC
- (EF01LP04): Distinguir as letras do alfabeto.
- (EF15LP01): Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita.
- (EF02LP05): Ler o que está escrito nas legendas das imagens.
- (EF02LP18): Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa.
- (EF01LP13): Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons iniciais, mediais e finais.
- (EF01LP25): Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de palavras, frases.
- (EF02LP08): Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
- (EF15LP02): Estabelecer expectativas em relação ao texto (gênero, suporte, assunto).
- (EF02LP12): Ler e compreender, com certa autonomia, textos curtos.
- (EF03LP20): Produzir textos curtos, com o auxílio do professor, com estrutura mínima.
- (EF02LP19): Escrever textos curtos, utilizando vocabulário compatível com sua faixa etária.
- (EF02LP20): Revisar, com a ajuda do professor, o texto produzido, ajustando a pontuação e a ortografia.
- (EF03LP21): Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e o professor, um texto.
Aula 1: Explorando o Cenário e Criando Listas
Objetivo: Desenvolver a observação, a identificação de elementos e a escrita de listas de palavras.
- Observação Guiada (Bobbie Goods 1 – O Café da Manhã): Projete ou distribua a imagem. Peça aos alunos para descreverem oralmente o que veem.
- Registro de Itens: Utilize a primeira parte da folha de atividade para que eles listem 6 itens que estão sobre a mesa. (Intervenção: Para os alunos em nível pré-silábico/silábico, incentive a escrita espontânea. Para os alfabéticos, reforce a ortografia.)
- Transição de Cena (Bobbie Goods 2 – O Jardim): Apresente a segunda imagem (o urso deitado no jardim). Repita a etapa de observação e a criação de uma lista com 6 itens da natureza (flores, cogumelos, árvores, etc.).
- Primeiras Frases: Peça que usem a última linha da atividade para escreverem uma frase sobre o que acontece na cena.
Aula 2: Ações, Frases e Escolha da Opção Correta
Objetivo: Relacionar a imagem a frases descritivas, trabalhando a estrutura da frase (sujeito-verbo-complemento).
- Análise dos Quadrinhos: Em cada quadrinho, peça que descrevam o que a personagem Lila está fazendo.
- Leitura e Correspondência: Leia em voz alta as três opções de frases para o primeiro quadrinho:
- ( ) Lila bate no gato.
- ( ) Lila brinca de boneca.
- ( ) Lila brinca de professora.
- Marcação e Justificativa: Peça aos alunos para marcarem com um ‘X’ a frase correta e justifiquem oralmente sua escolha.
- Escrita de Frases Corretas: Depois de completar a atividade, peça-lhes que escrevam as 4 frases corretas (uma para cada quadrinho) no caderno, segmentando e pontuando corretamente.
Aula 3: Interpretação e Respostas Detalhadas
Objetivo: Desenvolver a compreensão leitora da imagem (inferências) e a produção de respostas mais elaboradas.
- Leitura Silenciosa da Imagem: Peça que observem a cena do Momo dormindo por dois minutos.
- Discussão das Perguntas: Leia e discuta as perguntas do roteiro:
- O que faz o Momo?
- Qual local ele está?
- O que fazia antes de dormir? (Incentive a inferência: cadernos, caneta, copo de chocolate).
- O que está acontecendo nesse cenário?
- Produção de Respostas: Utilizando as linhas da atividade, os alunos devem responder às perguntas por meio de um pequeno parágrafo descritivo, usando as ideias discutidas na aula. (Flexibilização: Para os alunos com dificuldade, a produção pode ser feita em dupla ou com o auxílio de um “banco de palavras” criado na lousa.)
Aula 4: Criando Minhas Histórias com Bobbie Goods
Objetivo: Promover a produção textual autônoma e a revisão.
- Escolha da Cena: Peça aos alunos para escolherem uma das quatro cenas trabalhadas nas atividades de registro (ou apresente uma nova imagem de Bobbie Goods, se preferir).
- Planejamento do Texto: Peça que pensem em:
- O título (o nome do personagem, ou o que ele está fazendo).
- Onde e quando a cena aconteceu.
- O que aconteceu antes e depois.
- Produção de Texto: Oriente-os a escrever um pequeno texto no caderno, dando continuidade à cena escolhida ou a descrevendo de forma mais rica.
- Revisão em Dupla e Coletiva:
- Os alunos trocam de caderno com um colega para ler e dar sugestões (auto-correção).
- O professor seleciona algumas produções para leitura e correção coletiva na lousa, reforçando a pontuação e a segmentação correta das palavras.
Gostou desta sequencia de atividades?
Com a exploração lúdica dos personagens de Bobbie Goods, a Produção de Texto com Bobbie Goods se torna uma jornada envolvente e natural. Ao final desta sequência, seus alunos terão aprimorado a capacidade de observação, a correspondência imagem-frase e, o mais importante, a confiança para criar seus próprios textos. Mantenha a magia desses personagens em sala de aula para continuar a inspirar a leitura e a escrita!





Adirei as dicas , vou fazer com as turmas que trabalho . Sou professora da rede municipal de São José ,Santa Catarina e leciono PLE (Prática de Leitura e Escrita ) nos anos iniciais do ensino fundamental .
Obrigada pela visita! Aproveite!