Pular para o conteúdo
Home » Produção de Texto com Bobbie Goods

Produção de Texto com Bobbie Goods

Atividade Bobbie Goods

Apresentar um universo visualmente atraente e divertido é uma estratégia poderosa para engajar os alunos no processo de alfabetização. O universo fofo e lúdico de Bobbie Goods (com a coelha Lila, o urso Momo e outros) oferece um cenário perfeito para desenvolver a observação, a oralidade e, principalmente, a Produção de Texto com Bobbie Goods.

Esta sequência didática, composta por quatro aulas, utiliza atividades visuais e interativas para guiar seus alunos desde a leitura e interpretação de imagens até a criação autônoma de frases e pequenos textos, transformando cada imagem em uma história.

Habilidades da BNCC

  • (EF01LP04): Distinguir as letras do alfabeto.
  • (EF15LP01): Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita.
  • (EF02LP05): Ler o que está escrito nas legendas das imagens.
  • (EF02LP18): Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa.
  • (EF01LP13): Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons iniciais, mediais e finais.
  • (EF01LP25): Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de palavras, frases.
  • (EF02LP08): Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
  • (EF15LP02): Estabelecer expectativas em relação ao texto (gênero, suporte, assunto).
  • (EF02LP12): Ler e compreender, com certa autonomia, textos curtos.
  • (EF03LP20): Produzir textos curtos, com o auxílio do professor, com estrutura mínima.
  • (EF02LP19): Escrever textos curtos, utilizando vocabulário compatível com sua faixa etária.
  • (EF02LP20): Revisar, com a ajuda do professor, o texto produzido, ajustando a pontuação e a ortografia.
  • (EF03LP21): Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e o professor, um texto.

Aula 1: Explorando o Cenário e Criando Listas 

Objetivo: Desenvolver a observação, a identificação de elementos e a escrita de listas de palavras.

  1. Observação Guiada (Bobbie Goods 1 – O Café da Manhã): Projete ou distribua a imagem. Peça aos alunos para descreverem oralmente o que veem.
  2. Registro de Itens: Utilize a primeira parte da folha de atividade para que eles listem 6 itens que estão sobre a mesa. (Intervenção: Para os alunos em nível pré-silábico/silábico, incentive a escrita espontânea. Para os alfabéticos, reforce a ortografia.)
  3. Transição de Cena (Bobbie Goods 2 – O Jardim): Apresente a segunda imagem (o urso deitado no jardim). Repita a etapa de observação e a criação de uma lista com 6 itens da natureza (flores, cogumelos, árvores, etc.).
  4. Primeiras Frases: Peça que usem a última linha da atividade para escreverem uma frase sobre o que acontece na cena.

Atividade Bobbie Goods Atividade Bobbie Goods

 Aula 2: Ações, Frases e Escolha da Opção Correta 

Objetivo: Relacionar a imagem a frases descritivas, trabalhando a estrutura da frase (sujeito-verbo-complemento).

  1. Análise dos Quadrinhos: Em cada quadrinho, peça que descrevam o que a personagem Lila está fazendo.
  2. Leitura e Correspondência: Leia em voz alta as três opções de frases para o primeiro quadrinho:
    • ( ) Lila bate no gato.
    • ( ) Lila brinca de boneca.
    • ( ) Lila brinca de professora.
  3. Marcação e Justificativa: Peça aos alunos para marcarem com um ‘X’ a frase correta e justifiquem oralmente sua escolha.
  4. Escrita de Frases Corretas: Depois de completar a atividade, peça-lhes que escrevam as 4 frases corretas (uma para cada quadrinho) no caderno, segmentando e pontuando corretamente.

Atividade Bobbie Goods

Aula 3: Interpretação e Respostas Detalhadas 

Objetivo: Desenvolver a compreensão leitora da imagem (inferências) e a produção de respostas mais elaboradas.

  1. Leitura Silenciosa da Imagem: Peça que observem a cena do Momo dormindo por dois minutos.
  2. Discussão das Perguntas: Leia e discuta as perguntas do roteiro:
    • O que faz o Momo?
    • Qual local ele está?
    • O que fazia antes de dormir? (Incentive a inferência: cadernos, caneta, copo de chocolate).
    • O que está acontecendo nesse cenário?
  3. Produção de Respostas: Utilizando as linhas da atividade, os alunos devem responder às perguntas por meio de um pequeno parágrafo descritivo, usando as ideias discutidas na aula. (Flexibilização: Para os alunos com dificuldade, a produção pode ser feita em dupla ou com o auxílio de um “banco de palavras” criado na lousa.)

Atividade Bobbie Goods

Aula 4: Criando Minhas Histórias com Bobbie Goods

Objetivo: Promover a produção textual autônoma e a revisão.

  1. Escolha da Cena: Peça aos alunos para escolherem uma das quatro cenas trabalhadas nas atividades de registro (ou apresente uma nova imagem de Bobbie Goods, se preferir).
  2. Planejamento do Texto: Peça que pensem em:
    • O título (o nome do personagem, ou o que ele está fazendo).
    • Onde e quando a cena aconteceu.
    • O que aconteceu antes e depois.
  3. Produção de Texto: Oriente-os a escrever um pequeno texto no caderno, dando continuidade à cena escolhida ou a descrevendo de forma mais rica.
  4. Revisão em Dupla e Coletiva:
    • Os alunos trocam de caderno com um colega para ler e dar sugestões (auto-correção).
    • O professor seleciona algumas produções para leitura e correção coletiva na lousa, reforçando a pontuação e a segmentação correta das palavras.

Gostou desta sequencia de atividades?

Com a exploração lúdica dos personagens de Bobbie Goods, a Produção de Texto com Bobbie Goods se torna uma jornada envolvente e natural. Ao final desta sequência, seus alunos terão aprimorado a capacidade de observação, a correspondência imagem-frase e, o mais importante, a confiança para criar seus próprios textos. Mantenha a magia desses personagens em sala de aula para continuar a inspirar a leitura e a escrita!

Compartilhe com outros educadores!

Veja também atividades de matemática com personagens de Bobbie Goods e outros: Atividades de Alfabetização Matemática: torne o aprendizado mais divertido!

Um forte abraço de Eliene e Leticia!

2 comentários em “Produção de Texto com Bobbie Goods”

  1. ANDREZA VANILDA ADRIANO

    Adirei as dicas , vou fazer com as turmas que trabalho . Sou professora da rede municipal de São José ,Santa Catarina e leciono PLE (Prática de Leitura e Escrita ) nos anos iniciais do ensino fundamental .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *