Introdução
Desde os primeiros momentos de vida, o ser humano demonstra sensibilidade e receptividade aos sons, sejam eles produzidos por instrumentos musicais ou por simples objetos presentes em seu dia a dia. O Projeto “Musicalidade com Objetos do Cotidiano” parte desse princípio, explorando a música como uma poderosa fonte de estímulos para o desenvolvimento psicofísico. O som é capaz de influenciar o ritmo cardíaco, a respiração, as expressões e a comunicação, desempenhando um papel fundamental na construção das habilidades expressivas e comunicativas da criança. Entende:
o som é primeira relação com o mundo, desde o ventre materno. Abre canais de comunicação que facilitam o tratamento. Além de atingir os movimentos mais primitivos, a música atua como elemento ordenador, que organiza a pessoa internamente (ARAUJO, online 2004)
Quando as crianças exercitam os neurônios ouvindo música clássica, elas também fortalecem os circuitos utilizados para a matemática. Uma equipe da Universidade da Califórnia constatou que música “excita os próprios padrões cerebrais e realça o seu uso em tarefas de raciocínio complexo”(BEGLEY, 2002).
Em sala de aula, se é pensado o que posso fazer como professor para proceder estímulos aos educandos, com musicalidade, de forma lúdica e acessível a todos. Dessa forma, do ponto de vista de Libâneo (2000) o professor deve ter uma sólida preparação profissional, afim de cumprir o seu papel de mediador e dinamizador do exercício político e social. Sendo assim o compromisso social e ético do professor se refaz diante da sua disponibilidade e empenho no processo de ensino-aprendizagem. Freire (2011 p. 45) afirma que: “O que importa, na formação docente, não é a repetição mecância do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superada pela segurança, do medo que, ao ser “educado”, vai gerando a coragem.”
Neste sentido as reflexões dos autores apontam que o epicentro do processo educacional, e/ou que vai favorecer o alcance dos propósitos, é a formação do educador e sua função enquanto docente. Os instrumentos utilizados pelos professores devem ser variados, dando garantia de acesso e igualdade para todos os alunos dentro das suas limitações e necessidades.
A partir dessa colocação, busca-se desenvolver maneiras alternativas de produzir musicalidade, com objetos de uso cotidiano do educando, de baixo custo.
Hoje em dia impõe-se cada vez com maior evidência: que os professores não são apenas consumidores, mas são também criadores e inventores de instrumentos pedagógicos; que os professores não são apenas técnicos, mas são também profissionais críticos e reflexivos produtores. De facto, não há ensino sem renovação permanente dos meios pedagógicos, sem uma concepção quotidiana de novos materiais […] os professores encontram-se diante de uma atividade constante de produção e de invenção (NÓVOA, 2002, p. 36-37).
O som está presente em toda parte. Sendo assim, haverá exploração rítmica de músicas e histórias a partir do que for produzido com os objetos. Buscar ao educando se envolver e expressar durante todo processo com autonomia, identificando suas próprias criações e soluções as dificuldades encontradas no processo.
Intenção:
Propor de forma lúdica, a vivência com brincadeiras cantadas, histórias, as quais produzem sons variados com objetos do uso cotidiano, buscando pelo ritmo e interpretações das obras.
Desenvolvimento:
Apresentação do projeto: reunião agendada.
Instrumentos musicais: (produzidos pelo professor ou junto ao educando) a partir de objetos do uso cotidiano.
Execução do projeto em sala de aula: semanalmente.
- Apresentar o Projeto em reunião agendada, ao grupo escolar e a comunidade escolar, ressaltando a participação dos educandos durante o processo.
- Criação do material a partir das ideias apresentas nesse
- Prover um ambiente adequado a execução da brincadeira e matérias necessários ao seu desenvolvimento. Permitindo que o educando explore além dos objetivos, interaja, solucione situações com autonomia e reinvente com sua própria forma de brincar.
Finalização: A culminância do Projeto Musicalidade com Objetos do Cotidiano, acontecerá ao término do ano letivo. Com a apresentação musical, realizada pelos educandos a partir dos instrumentos produzidos em sala de aula.
Ideias sugeridas ao Projeto Musicalidade com Objetos do Cotidiano
Chocalho:
Transforme materiais variados em chocalho, permita que a criança acompanhe a música ritmando o som. Nesse momento, crie maneiras diferentes para manusear o instrumento.
Musicas sugeridas: Sou uma serpente, O Chacoalho do Chocalho, Sementinha do Amor, Clap Clap…
Castanholas com tampinhas de garrafa
Aproveite o instrumento para além do ritmo, desenvolver a literacia numérica. Estimulando a percepção das variáveis rítmicas e a contagem a cada batida.
Músicas sugeridas: Samba da aranha; O cachorro gosta de latir; A ram sam sam…
Reco-reco com cone de linha
Explore as variáveis sonoras possíveis do objeto.
Músicas sugeridas: Reco-reco cacareco; Este cone vai virar.
Sacola plástica:
Utilize da intensidade exploração de velocidade ao e acompanhar as músicas.
Música sugerida: Era uma vez um trem.
Conclusão:
Ao proporcionar experiências musicais com objetos do cotidiano, o Projeto “Musicalidade com Objetos do Cotidiano” valoriza a criatividade, a escuta sensível e a expressão espontânea das crianças. Além de ampliar a percepção sonora, essa vivência contribui significativamente para o desenvolvimento global, favorecendo a comunicação, a coordenação motora, a socialização e o prazer de aprender por meio da música. Assim, reforçamos a importância de integrar a musicalidade ao cotidiano escolar de forma acessível, significativa e encantadora.
Avaliação
A avaliação do Projeto “Musicalidade com Objetos do Cotidiano” será realizada de forma contínua e qualitativa, por meio da observação das atitudes, interações e progressos das crianças durante as atividades propostas. Serão considerados aspectos como o interesse e a curiosidade pelos sons, a participação nas explorações musicais, a capacidade de escuta, o desenvolvimento da coordenação motora e a expressão criativa. Também será observado o envolvimento coletivo, o respeito ao tempo e espaço do outro e a construção de novos significados a partir das experiências sonoras vivenciadas. Essa abordagem visa reconhecer e valorizar o processo de aprendizagem de cada criança, respeitando seu ritmo e suas singularidades.
Obrigada pela sua visita!
Feito com carinho por Eliene e Leticia (Conto e Movimento)