Pular para o conteúdo
Home » Sequência Didática: “A Cesta da Dona Maricota” – Educação Infantil e Alimentação Saudável

Sequência Didática: “A Cesta da Dona Maricota” – Educação Infantil e Alimentação Saudável

Um grande cartaz com o livro a cesta da dona maricota

Por que trabalhar a alimentação saudável com crianças?

Desde cedo, é fundamental incentivar hábitos saudáveis de forma divertida e significativa. Dessa forma, a sequência didática baseada no livro “A Cesta da Dona Maricota”, de Tatiana Belinky, é uma forma lúdica de aproximar as crianças do universo dos alimentos, ampliando vocabulário, senso crítico e criatividade.

Faixa etária indicada: 5 anos
Duração: 5 dias (1 semana)

Objetivos da Sequência Didática: “A Cesta da Dona Maricota”

  • Incentivar a alimentação saudável de forma lúdica.
  • Desenvolver oralidade e vocabulário sobre alimentos.
  • Estimular criatividade e coordenação motora.
  • Promover interação e trabalho em grupo.

Atividades Dia a Dia

Dia 1: Leitura e Apresentação do Livro

  • Atividade:
    • Roda de conversa: “Quais são seus alimentos favoritos?”
    • Leitura dialogada do livro A Cesta da Dona Maricota.
    • Conversa sobre os alimentos citados.
  • Recursos: Livro, imagens de frutas, verduras e legumes.

Dia 2: Compreensão e Classificação

  • Atividade:
    • Perguntas sobre a história.
    • Dinâmica “O que é saudável?”
    • Desenho livre.
  • Recursos: Cartolina, giz de cera, imagens de alimentos diversos.

Dia 3: Dramatização e Sentidos

  • Atividade:
    • Dramatização da história.
    • Jogo sensorial: “O que tem na cesta?”
    • Conversa sobre alimentação equilibrada.
    • Sugestão de vídeo: A Cesta da Dona Maricota
  • Recursos: Fantoches, alimentos reais para tato e cheiro.

Dia 4: Arte e Expressão

  • Atividade:
    • Colagem de uma cesta de alimentos.
    • Pintura coletiva: “Meu prato favorito e saudável”.
    • Exposição em sala.
  • Recursos: Papel colorido, cola, tintas, papel sulfite.

Dia 5: Encerramento e Socialização

  • Atividade:
    • Revisão da história.
    • Cartaz coletivo: “Dicas para uma alimentação saudável”.
    • Roda de conversa final.
  • Recursos: Cartolina, canetinhas, registros anteriores.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação da participação das crianças, das interações em grupo e dos registros artísticos. Também, o foco será a compreensão sobre alimentação saudável e expressão oral.

Quer mais sugestão: Sequência Didática “O Monstro das Cores Vai à Escola”

Obrigada pela visita, um grande abraço de Leticia Borges.

Conto e Movimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *