Quer uma proposta completa e significativa para trabalhar o tema com turmas em processo de alfabetização?
O Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, é uma excelente oportunidade para conversar com as crianças sobre diferentes profissões, o valor do trabalho e o respeito a todos que contribuem para a sociedade. Pensando nisso, preparamos uma sequência didática descritiva e prática, perfeita para turmas em processo de alfabetização.
Nesta proposta, as crianças terão contato com textos diversos, ampliarão o vocabulário, desenvolverão habilidades de leitura e escrita, além de refletirem sobre suas próprias vivências e sonhos de futuro.
Objetivos da sequência
- Refletir sobre a importância do trabalho na vida das pessoas;
- Ampliar o repertório sobre profissões;
- Estimular a oralidade, leitura e escrita;
- Valorizar o trabalho humano e o papel de cada profissional na sociedade.
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Duração sugerida: 1 semana
(Adapte de acordo com a sua rotina e realidade de sala)
Etapas da sequência didática
- Roda de conversa – O que é o Dia do Trabalho?
Abra espaço para a escuta das crianças. Pergunte o que elas sabem sobre a data e incentive-as a falarem sobre as profissões dos familiares. Anote no quadro as profissões citadas e estimule o diálogo.
2. Leitura de textos variados
Escolha textos informativos e literários que abordem profissões de forma leve e acessível. Algumas sugestões:
- O que você vai ser quando crescer?
- Parlendas ou poesias sobre profissões;
- Texto informativo sobre o Dia do Trabalho (adaptado para a turma).
Atividade: lista coletiva das profissões citadas + exploração de sons iniciais, rimas e sílabas.
3. Atividades de alfabetização com foco no tema
- Cruzadinhas e caça-palavras com nomes de profissões
- Escrita de frases a partir de imagens
- Classificação de palavras por número de sílabas
- Ordenação alfabética
- Escrita de pequenos textos: “Quando eu crescer, quero ser…”
4. Produção final
Sugestões para fechar a sequência com chave de ouro:
- Criação de um livro coletivo com o título “As profissões que conhecemos”;
- Entrevista com um profissional da escola (merendeira, porteiro, professor etc.);
- Desenho + escrita individual: “Quando eu crescer, quero ser…”
Dicas de músicas para complementar
Dica extra
Monte um mural com os desenhos e frases das crianças sobre as profissões. Além de valorizar a produção da turma, é uma ótima forma de envolver as famílias e dar visibilidade ao aprendizado.
E aí, gostou da proposta?
Se você aplicar essa sequência com sua turma, conta pra gente nos comentários ou nas redes sociais do Conto e Movimento! Vamos adorar saber como foi a experiência! 💬✨