Pular para o conteúdo
Home » Atividades sobre quantidades para o 1º ano

Atividades sobre quantidades para o 1º ano

Apresentamos uma proposta de sequência didática com histórias, músicas e registros sobre quantidades.

As atividades sobre quantidades no 1º ano do Ensino Fundamental são essenciais para que as crianças desenvolvam a base do raciocínio lógico-matemático. Ao integrar músicas, histórias e experiências concretas ao ensino da matemática, tornamos a aprendizagem mais significativa e prazerosa.

Nesta sequência didática com cinco dias de propostas lúdicas, as crianças terão a oportunidade de vivenciar a construção do conceito de quantidade de forma contextualizada, participativa e interdisciplinar. Além disso, o trabalho com registros visuais amplia o olhar pedagógico sobre o desenvolvimento da criança.

Habilidades da BNCC (1º ano)

  • (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicadores de quantidade ou ordem em diferentes situações do cotidiano.

  • (EF01MA03) Comparar números naturais de até dois algarismos em situações cotidianas, com o uso de recursos diversos.

  • (EF01MA05) Relacionar número à quantidade em coleções de objetos.

Outro objetivos de aprendizagem presentes nesta sequência:

  • Desenvolver a noção de quantidade por meio da contagem, comparação e associação.

  • Relacionar números e quantidades em contextos diversos.

  • Estimular a coordenação motora fina, percepção visual e oralidade.

  • Utilizar diferentes formas de representação da quantidade: desenho, número e agrupamento.

Sequência Didática – 5 dias de atividades sobre quantidades

 Explorando a ideia de quantidade com música – Dia 1

  • Acolhida musical: números de 1 a 10 – Quantidade – Contando girafas

  • Conversa sobre a música: O que apareceu mais?

  • Cartaz coletivo: “Quantos somos?” — registrar a quantidade de crianças, meninas, meninos, mochilas, sapatos, etc.
  • Atividade de registro 1: Conte os elementos de cada grupo e registre. Depois, pinte o grupo com MENOS elementos.

Atividade sobre quantidade

 Histórias e comparação – Dia 2

  • Contação de história envolvendo número (ex: “Os Três Porquinhos”).

  • Discussão: quantos personagens apareceram? O que tinha mais ou menos?

  • Jogo de agrupamento: organizar tampinhas ou blocos em conjuntos.

  • Atividade de registro 2:
    Observar e comparar quantidades de elementos (abelhas, elefantes, pirulitos), circulando onde há MAIS.
    Atividade sobre quantidade

 Caça aos números e às quantidades – Dia 3 

  • Jogo de caça ao tesouro: encontrar objetos pela sala (ex: “Ache 4 lápis!”, “Traga 3 brinquedos iguais”).

  • Roda de conversa: Que objetos foram encontrados? Em que quantidade?

  • Construção de cartaz: “As quantidades da nossa sala”.

Atividade de registro 3:
Contar, registrar e ligar os grupos que têm a MESMA quantidade de elementos.
Atividade sobre quantidade

Desenhar e comparar – Dia 4

  • Música de acolhida sobre números.

  • Proposta artística: criar conjuntos com materiais variados.

  • Atividade de “comparar coleções” – quem tem mais? quem tem menos?

  • Atividade de registro 4:
    Desenhar grupos com MAIS, MENOS ou IGUAL quantidade em relação a outro.Atividade sobre quantidade

Varal da quantidade e exposição – Dia 5 

  • Revisão dos dias anteriores: o que mais gostamos de fazer com números?

  • Organização do “Varal da Quantidade” com produções feitas.

  • Exposição: convidar outra turma ou a família para visitar os cartazes.

  • Sugestão de dever de casa lúdico: “Quantos tem na minha casa?” (contar itens e anotar com ajuda da família)

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua, considerando:

  • Participação nas atividades e rodas de conversa.

  • Capacidade de quantificar, comparar e representar elementos.

  • Compreensão das noções de mais, menos e igual.

  • Clareza na produção dos registros.

As atividades sobre quantidades são um excelente ponto de partida para o trabalho com números nos anos iniciais. Quando associadas a experiências sensoriais e afetivas, como histórias, músicas e brincadeiras, elas criam um ambiente de aprendizagem leve e significativo. Essa sequência proporciona justamente isso: a construção do conhecimento matemático de forma concreta, viva e participativa.

Veja também algumas estratégias para desenvolver a Consciência Numérica.

Compartilhe com outros educadores.

Com carinho, Eliene e Leticia.

Conto e Movimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *