Apresentamos uma proposta de sequência didática com histórias, músicas e registros sobre quantidades.
As atividades sobre quantidades no 1º ano do Ensino Fundamental são essenciais para que as crianças desenvolvam a base do raciocínio lógico-matemático. Ao integrar músicas, histórias e experiências concretas ao ensino da matemática, tornamos a aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Nesta sequência didática com cinco dias de propostas lúdicas, as crianças terão a oportunidade de vivenciar a construção do conceito de quantidade de forma contextualizada, participativa e interdisciplinar. Além disso, o trabalho com registros visuais amplia o olhar pedagógico sobre o desenvolvimento da criança.
Habilidades da BNCC (1º ano)
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicadores de quantidade ou ordem em diferentes situações do cotidiano.
(EF01MA03) Comparar números naturais de até dois algarismos em situações cotidianas, com o uso de recursos diversos.
(EF01MA05) Relacionar número à quantidade em coleções de objetos.
Outro objetivos de aprendizagem presentes nesta sequência:
Desenvolver a noção de quantidade por meio da contagem, comparação e associação.
Relacionar números e quantidades em contextos diversos.
Estimular a coordenação motora fina, percepção visual e oralidade.
Utilizar diferentes formas de representação da quantidade: desenho, número e agrupamento.
Sequência Didática – 5 dias de atividades sobre quantidades
Explorando a ideia de quantidade com música – Dia 1
Acolhida musical: números de 1 a 10 – Quantidade – Contando girafas
Conversa sobre a música: O que apareceu mais?
- Cartaz coletivo: “Quantos somos?” — registrar a quantidade de crianças, meninas, meninos, mochilas, sapatos, etc.
Atividade de registro 1: Conte os elementos de cada grupo e registre. Depois, pinte o grupo com MENOS elementos.
Histórias e comparação – Dia 2
Contação de história envolvendo número (ex: “Os Três Porquinhos”).
Discussão: quantos personagens apareceram? O que tinha mais ou menos?
Jogo de agrupamento: organizar tampinhas ou blocos em conjuntos.
Atividade de registro 2:
Observar e comparar quantidades de elementos (abelhas, elefantes, pirulitos), circulando onde há MAIS.
Caça aos números e às quantidades – Dia 3
Jogo de caça ao tesouro: encontrar objetos pela sala (ex: “Ache 4 lápis!”, “Traga 3 brinquedos iguais”).
Roda de conversa: Que objetos foram encontrados? Em que quantidade?
Construção de cartaz: “As quantidades da nossa sala”.
Atividade de registro 3:
Contar, registrar e ligar os grupos que têm a MESMA quantidade de elementos.
Desenhar e comparar – Dia 4
Música de acolhida sobre números.
Proposta artística: criar conjuntos com materiais variados.
Atividade de “comparar coleções” – quem tem mais? quem tem menos?
- Atividade de registro 4:
Desenhar grupos com MAIS, MENOS ou IGUAL quantidade em relação a outro.
Varal da quantidade e exposição – Dia 5
Revisão dos dias anteriores: o que mais gostamos de fazer com números?
Organização do “Varal da Quantidade” com produções feitas.
Exposição: convidar outra turma ou a família para visitar os cartazes.
Sugestão de dever de casa lúdico: “Quantos tem na minha casa?” (contar itens e anotar com ajuda da família)
Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua, considerando:
Participação nas atividades e rodas de conversa.
Capacidade de quantificar, comparar e representar elementos.
Compreensão das noções de mais, menos e igual.
Clareza na produção dos registros.
As atividades sobre quantidades são um excelente ponto de partida para o trabalho com números nos anos iniciais. Quando associadas a experiências sensoriais e afetivas, como histórias, músicas e brincadeiras, elas criam um ambiente de aprendizagem leve e significativo. Essa sequência proporciona justamente isso: a construção do conhecimento matemático de forma concreta, viva e participativa.