Pular para o conteúdo
Home » Sequência Didática: Dia da Consciência Negra na Alfabetização

Sequência Didática: Dia da Consciência Negra na Alfabetização

Aprendendo com respeito, identidade e cultura

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento essencial para refletir sobre a história, o respeito e a diversidade.
Nas turmas de alfabetização, o tema ganha ainda mais significado quando é abordado de forma lúdica, afetiva e integrada às práticas de leitura e escrita.

Pensando nisso, o Conto e Movimento preparou uma sequência didática completa que une alfabetização e consciência negra, permitindo que os alunos aprendam letras, palavras e valores humanos ao mesmo tempo. 

Objetivo Geral

Promover a consciência negra por meio de práticas alfabetizadoras que estimulem o respeito, a identidade e a valorização da cultura afro-brasileira.

Habilidades da BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer o sistema de escrita alfabética.

  • EF01LP05: Escrever palavras e frases observando a relação entre som e grafia.

  • EF15EF01: Reconhecer e respeitar semelhanças e diferenças entre as pessoas.

  • EI03EO06: Valorizar e respeitar as diferenças individuais.

Sequência Didática Completa – 4 Dias de Atividades

Dia 1 – Roda de conversa e leitura: O que é a Consciência Negra?

Objetivo do dia: despertar a curiosidade e iniciar o diálogo sobre identidade e respeito.

Atividades sugeridas:

  • Roda de conversa: o que é ter diferentes tons de pele e cabelos?

  • Leitura do livro Menina Bonita do Laço de Fita” (Ana Maria Machado).

  • Conversa sobre o que torna cada pessoa especial.

  • Atividade de alfabetização:

Menina-Bonita-do-laco-de-fita MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA PINTE MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA CAPA atividade-menina-bonita-do-laço-de-fita LIGUE

Dia 2 – Escrita e identidade: Quem sou eu?

Objetivo do dia: reconhecer o próprio nome e desenvolver a autoestima por meio da escrita.

Atividades sugeridas:

  • Desenhar o próprio rosto e escrever o nome.

  • Identificar as letras do nome e trabalhar a ordem alfabética.

  • Atividade de alfabetização:

    • Ditado ilustrado com palavras positivas: bonito, forte, alegre, corajoso, amigo.

    • Produção de frases curtas: (Ex.:)

      • Eu sou bonito(a).

      • Eu sou especial.

Dica: monte um mural “Quem sou eu?” com os desenhos das crianças.

Dia 3 – Cultura afro-brasileira: Ritmos, cores e alegria

Objetivo do dia: conhecer manifestações culturais de origem africana.

Atividades sugeridas:

  • Apresentação de músicas e danças afro-brasileiras (samba, maracatu, capoeira).

  • Exibição de imagens e pequenos vídeos.

  • Atividade de alfabetização:

    • Leitura e escrita da parlenda “O Cravo Brigou com a Rosa”, destacando rimas.

    • Atividades de registro.

o cravo e a rosa

Dia 4 – Produção e exposição: Todos temos uma história

Objetivo do dia: refletir sobre a liberdade e o respeito à diversidade.

Atividades sugeridas:

  • Leitura compartilhada: Quem foi Zumbi dos Palmares? (texto adaptado à faixa etária).

  • Conversa sobre o significado de liberdade e igualdade.

  • Atividade de alfabetização:

Zumbi dos palmares 1 Zumbi dos Palmares 2

Encerramento: Roda de Valorização

Finalize a sequência com uma roda de valorização, onde cada criança fala algo bonito sobre si e sobre um colega.
Essa atividade reforça o sentimento de pertencimento, autoestima e respeito mútuo — pilares fundamentais para a formação humana e para a alfabetização com sentido.

Trabalhar o Dia da Consciência Negra nas aulas de alfabetização é uma oportunidade valiosa para ensinar letras e valores ao mesmo tempo.
Com atividades contextualizadas e sensíveis, a criança aprende que ler e escrever também é uma forma de respeitar, reconhecer e celebrar a diversidade.

Se gostou, compartilhe com outros educadores!

Visite também: Modelo de Projeto Integrador: Brincadeiras de Antigamente

Um forte abraço de Eliene e Leticia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *