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Diário ilustrado das férias escolares

Diário Ilustrado para as férias escolares

Escrevendo e desenhando com significado

As férias escolares chegaram, e esse momento tão aguardado pelas crianças pode — e deve — ser repleto de brincadeiras, descanso e também experiências que fortalecem a aprendizagem. Uma forma leve e divertida de manter ativa a produção escrita durante esse período é propor a criação de um diário ilustrado. Essa atividade estimula o hábito de registro, incentiva a escrita com frases curtas e desenvolve a criatividade por meio do desenho — tudo isso a partir de vivências reais e significativas. Dessa forma as crianças se divertem,

Férias escolares com uma proposta divertida e pedagógica

O diário ilustrado das férias escolares é uma atividade simples, mas rica em possibilidades para as crianças em processo de alfabetização. Ele pode ser feito em um caderno, fichário ou folhas soltas que depois podem ser encadernadas.

A ideia é que, ao final de cada dia ou a cada dois dias, a criança desenhe algo marcante que viveu — uma visita à casa da avó, um banho de mangueira, um sorvete com os amigos, por exemplo — e escreva uma frase curta (ou o quanto a criança se sinta a vontade de escrever) que relate essa vivência.
Exemplos:

  • “Hoje fui ao parquinho junto e lá …”

  • “Comi pipoca com minha prima e ….”

  • “Brinquei com meu cachorro na…”

  • “Ajudei a fazer bolo com…”

Essa escrita espontânea, com apoio de um adulto quando necessário, fortalece a consciência fonológica, a autonomia e o prazer de escrever. Além disso, ao revisar os registros no final das férias, a criança desenvolve noções de sequência temporal e memória afetiva.

Como orientar as famílias na produção do diário 

Se você é professor(a), pode enviar um bilhete explicativo ou até um modelinho de capa para o diário. Veja algumas sugestões para apoiar a família nesse processo:

  • Estimule o uso de frases simples e desenhos livres.

  • Deixe claro que não é necessário escrever todos os dias — respeitar o tempo e o interesse da criança é essencial.

  • Sugira que guardem lembranças (ingressos, embalagens, folhas secas) para colar nas páginas do diário.

  • Mostre como valorizar cada produção: leia junto, pergunte sobre o desenho, elogie o esforço de escrita.

Habilidades da BNCC trabalhadas com o diário ilustrado nas férias escolares

A proposta do diário ilustrado está alinhada à Base Nacional Comum Curricular, especialmente no campo da linguagem. Veja algumas habilidades desenvolvidas:

  • EF01LP04 – Escrever, espontaneamente, bilhetes e pequenos textos, com autonomia, utilizando conhecimentos sobre o sistema alfabético.
  • EF01LP05 – Relacionar textos com suas vivências pessoais, expressando preferências, ideias e sentimentos.
  • EF15AR05 – Explorar diferentes formas de expressão artística, combinando imagem, palavra e narrativa.
  • EF15LP02 – Expressar-se oralmente com clareza sobre suas vivências e produções.
  • EI03EF03 (Educação Infantil – crianças que ainda estão em transição): Relatar fatos e experiências, com apoio de um adulto, com sequência lógica e uso de vocabulário adequado.

Essas habilidades reforçam o que há de mais importante no processo de alfabetização: a escrita com sentido e vínculo com a realidade da criança.

Como retomar a atividade em sala após as férias escolares

No retorno escolar, reserve um momento acolhedor para valorizar o diário ilustrado das crianças. Aqui estão algumas formas criativas de aproveitar o material produzido:

Roda de conversa: Deixe que cada criança compartilhe uma ou duas páginas do seu diário. Isso favorece a oralidade e promove a escuta ativa entre os colegas.

Exposição no mural: Separe um espaço na sala para que os diários fiquem expostos por alguns dias. Os desenhos e frases são pistas visuais poderosas do desenvolvimento da linguagem.

Leitura coletiva e reconto: Incentive que os colegas leiam os registros uns dos outros. Você pode montar um mural com frases destacadas do diário de cada criança.

Escrita coletiva: Após essa socialização, proponha uma atividade de reescrita. Por exemplo: “Vamos escrever juntos como foram nossas férias?”. Isso reforça as estruturas da escrita formal e o trabalho com a coesão textual.

Avaliação diagnóstica informal: O diário funciona como um ótimo instrumento avaliativo: você consegue observar o que a criança escreve sozinha, como constrói frases, sua caligrafia, vocabulário e organização do pensamento.

Transforme as férias escolares em uma aventura de escrita e arte

Propor um diário ilustrado nas férias escolares é uma forma carinhosa de acompanhar as descobertas da criança, manter viva a conexão com a linguagem e preparar o terreno para um retorno às aulas ainda mais significativo. Afinal, quando a criança escreve sobre o que vive, aprende com prazer e afeto.

Veja também: Como manter a aprendizagem nas férias das crianças.

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Com carinho,

Eliene e Leticia (Conto e Movimento)

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