Você está buscando uma proposta rica, criativa e com intencionalidade pedagógica para sua turma da educação infantil?
Então este post é para você! A Sequência Didática: Bruxolina Narizé – Leitura, Inclusão e Criatividade foi elaborada com base no livro Bruxolina Narizé, da autora Letícia Borges da Costa e ilustradora Eliene Andrade, com a finalidade de proporcionar uma semana de atividades que envolvem leitura literária, psicomotricidade, inclusão, alimentação saudável e muita imaginação.
Ao longo de cinco dias, as crianças serão convidadas a mergulhar no universo encantador da Bruxolina, uma personagem divertida que desperta reflexões importantes com leveza e humor. Ao passo que valoriza o uso de materiais recicláveis, a expressão corporal e a escuta ativa — pilares fundamentais na formação integral das crianças.
Continue a leitura e confira como aplicar essa sequência em sua prática docente!
Faixa etária: 5 anos
Duração: Aproximadamente 1 semana (5 dias)
Livro base: Bruxolina Narizé, de Letícia Borges da Costa (Editora Dialética)
Objetivos pedagógicos
Esta sequência didática tem como foco a leitura literária na educação infantil, integrando temas como inclusão, alimentação saudável e desenvolvimento da imaginação. Desse modo, os principais objetivos que nortearam são:
- Estimular a criatividade e a imaginação das crianças.
- Trabalhar a oralidade e a expressão corporal.
- Explorar conceitos de psicomotricidade e inclusão.
- Desenvolver a consciência alimentar (alimentos saudáveis x não saudáveis).
- Incentivar o uso de materiais recicláveis na construção de personagens e histórias.
- Desenvolver empatia e valorização das diferenças.
- Resolver situações matemáticas com elementos da história.
Dia 1 – Apresentação do livro e da personagem Bruxolina
- Roda de conversa: “Vocês conhecem alguma bruxa de história? Como ela é?”
- Leitura dialogada: do livro com destaque para o cone de linha como elemento narrativo.
- Discussão: características da Bruxolina – tem apenas um pé, sente muita fome, o que ela come?
Recursos: Livro Bruxolina Narizé, cone de linha e/ou atividades de registro.
Dia 2 – Psicomotricidade e Inclusão
Objetivo: Desenvolver empatia e valorização das diferenças.
- Conversa: “Como é viver com um pé só? Como podemos ajudar alguém com uma diferença?”
- Atividade psicomotora: brincadeiras de equilíbrio (andar em um pé só, pular obstáculos).
- Arte: desenho e colagem da Bruxolina.
Recursos: Fitas adesivas, cones, papel, giz de cera e/ou atividades de registro.
Dia 3 – Imaginação e Criatividade: O que a Bruxolina Come?
- Conversa: “Ela come sorvete de jacaré. E vocês, o que comeriam de maluco?”
- Criação: alimentos malucos com materiais recicláveis.
- Exposição: apresentação das criações e histórias sobre as reações da Bruxolina.
Recursos: Papel colorido, cola, tesoura, papelão, garrafas plásticas, lã e/ou atividades de registro.
Dia 4 – Alimentos Saudáveis x Não Saudáveis
- Conversa: “Quais alimentos fazem bem para a Bruxolina? E para nós?”
- Classificação: imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis.
- Mural coletivo: alimentos que dão energia para a Bruxolina brincar e pular.
Recursos: Revistas, tesoura, cola, cartolina.
Dia 5 – Aula de Matemática:
Atividade: Contagem e/ou cálculos matemáticos, adição e subtração com significado.
Dia 6 – Aula de Arte: Criando com Bruxolina
Objetivo: Expressar criatividade.
Atividade: Criar uma poção mágica com pintura e colagem. Explorar texturas, formas e cores. Atividades de registro.
Dia 7– Nova aventura com Bruxolina
Objetivo: Produção textual criativa.
Atividade: Escrever um novo final ou aventura da Bruxolina. Ilustração coletiva.
Dia 8 – Encerramento e Socialização
- Revisão: da história e atividades da semana.
- Apresentação: desenhos, esculturas e murais.
- Roda de conversa: “O que aprendemos sobre inclusão e alimentação saudável?”
- Dramatização: vivência da história da Bruxolina.
Recursos: Materiais produzidos durante a semana.
Avaliação
A avaliação será feita por meio da observação da participação das crianças, suas interações nas atividades, criatividade na construção dos personagens e expressividade na dramatização. Além disso, será considerada a compreensão sobre inclusão e alimentação saudável.
Talvez você também goste de: Sequência didática do livro Pedro vira porco-espinho
Divulgue nosso trabalho para outros educadores!
Um grande abraço!
Conto e Movimento