Entendendo o tema:
A campanha do Faça Bonito é realizada no Dia 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do nosso país. Neste sentido, organizamos a Sequência didática: Faça Bonito – Proteção e cuidado com nossas crianças e adolescentes.
O Brasil, ao estabelecer o dia nacional, oficializou a necessidade de ações contínuas e coordenadas para proteger crianças e adolescentes da violência sexual. A data alinha-se diretamente aos princípios do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que orienta as políticas públicas e ações em todo o território nacional, buscando prevenir, proteger e responsabilizar nos casos de violência sexual, promovendo uma cultura de proteção integral.
O objetivo da data é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É urgente garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera marcadores sociais como as relações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, local de moradia (rural ou urbana), condições econômicas e fatores geracionais.
Sequência didática: Faça Bonito – Proteção e cuidado!
Faixa etária: 6 a 7 anos (alfabetização)
Duração sugerida: 3 a 4 encontros (1 aula por dia)
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento da consciência sobre o cuidado com o corpo, os sentimentos e a importância de buscar ajuda com adultos de confiança em situações de desconforto ou medo, de forma lúdica e acolhedora.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular o diálogo sobre sentimentos e limites do corpo.
- Identificar pessoas e lugares que oferecem segurança.
- Desenvolver o senso de proteção e autocuidado.
- Incentivar o respeito ao outro e à própria intimidade.
- Favorecer a oralidade, escuta e registro por meio da arte e da escrita.
DURAÇÃO
3 a 4 encontros (1 aula por dia)
MATERIAIS
- Cartazes com imagens (famílias, emoções, flor símbolo)
- Lápis, borracha, lápis de cor, papel crepom, tinta guache…
- Folhas para registro
- Músicas e histórias infantis relacionadas ao tema
- Atividades para registro
- Outros materiais que julgar necessário.
ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DIA 1 – FAÇA BONITO: QUEM CUIDA DE MIM?
Objetivo: Identificar pessoas de confiança
- Roda de conversa: “Quem cuida de mim?”
- Mostrar imagens de famílias diversas, professores, médicos, policiais etc.
- Sugestão de atividade:
DIA 2 – FAÇA BONITO: MEU CORPO, MEUS SENTIMENTOS
Objetivo: Trabalhar limites do corpo e percepção de emoções
Atividade:
- Leitura de história (Sugestão: “Não me toca, seu boboca!”, “Pipo e Fifi“, “Meu corpo, Meu corpinho!“)
- Conversa sobre sentimentos
- Cartaz com rostinhos de emoções (feliz, triste, bravo, assustado…) e/ou recursos: Expressões emocionais (Lata das emoções)
- Sugestão de atividade de registro:
DIA 3 – FAÇA BONITO: PODE OU NÃO PODE?
Objetivo: Entender comportamentos seguros e inseguros
Atividade:
- “Pode / Não pode”: Semáforo do toque (Sugestão de vídeo)
- Conversa: “Com quem posso falar se algo me incomoda?”
- Atividade de Registro:
DIA 4 – FAÇA BONITO! A FLOR QUE PROTEGE
Objetivo: Sensibilizar sobre o símbolo da campanha
Atividade:
- Apresentar o símbolo da flor amarela do “Faça Bonito”
- Conversa sobre o assunto: A Resolução Nº 236/2023 do CONANDA oficializou a campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, com a flor amarela e laranja como símbolo nacional do enfrentamento ao abuso e exploração sexual, orientando ações de prevenção e proteção em todo o território nacional.
- Atividade de Registro final:
AVALIAÇÃO
Observar a participação nas rodas de conversa, as produções orais e escritas, e o envolvimento nas atividades. Avaliar a compreensão sobre sentimentos, respeito ao corpo e identificação de adultos de confiança.
DICAS PARA CONDUZIR AS CONVERSAS
- Fale com leveza e acolhimento.
- Evite termos técnicos ou traumáticos.
- Traga sempre a ideia de que a criança pode e deve contar quando algo a incomoda.
- Reforce que a culpa nunca é dela e que existem adultos que cuidam e protegem.
Visite o site oficial e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.
Com carinho,
Conto e Movimento
material muito bom para trabalhar com as crianças , hoje o assunto é muito delicado, e temos que adequar o vocabulário para as crianças ainda é muito pequeninas mas tenho certeza que esse material eles irão aprender de forma lúdica e significativa e exitosa promovendo assim o ensino e aprendizagem entre ambas as partes.