Se você está em busca de uma proposta pedagógica sensível, completa e engajada, a Sequência Didática: Vamos cuidar do Meio Ambiente, é a escolha perfeita para suas aulas de alfabetização. Nesta sugestão, unimos atividades lúdicas, registros com imagens, momentos de musicalização, arte e exposição, proporcionando às crianças experiências significativas que conectam aprendizagem, consciência ecológica e expressão criativa. Tudo isso alinhado à BNCC e pensado com muito carinho para que seus alunos desenvolvam competências de leitura, escrita e cuidado com a natureza.
Público-alvo:
Turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental
Duração:
3 a 5 encontros (a sequência pode ser adaptada conforme o tempo disponível)
Objetivo geral:
Promover a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente por meio de práticas pedagógicas significativas, que estimulem a oralidade, a escuta, a leitura, a escrita e a expressão artística das crianças.
Habilidades da BNCC trabalhadas:
Campo de experiência – EI (para turmas em transição):
- EI03EF02 – Demonstrar atitudes de cuidado e colaboração na preservação do meio ambiente.
Língua Portuguesa – Ensino Fundamental:
- EF01LP01: Reconhecer o sistema de escrita alfabética.
- EF01LP05: Ler palavras e frases com autonomia.
- EF01LP09: Produzir, com apoio, textos de forma legível.
- EF01LP19: Relacionar texto verbal a imagem.
- EF12LP06: Expressar-se por meio da linguagem oral em diferentes contextos.
Ciências Naturais:
- EF02CI01: Comparar ações humanas que contribuem ou prejudicam a preservação ambiental.
- EF02CI03: Identificar os elementos naturais e suas transformações.
Arte:
- EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística, utilizando materiais variados.
1º Momento – Acolhida e musicalização
Atividade: Roda de conversa + música
Música sugerida: VAMOS CUIDAR DO PLANETA
Explore o ritmo, a letra, os gestos e o significado. Deixe que as crianças expressem ideias sobre o que entendem por meio ambiente e como podemos cuidar dele.
Objetivo: Despertar o interesse pelo tema de forma afetiva e lúdica.
2º Momento – Atividades de registro
Atividade: Apresente as atividades de registro do dia:
Propostas de registro:
- Leitura e interpretação de texto;
- Escrita de pequenas frases ou palavras;
Objetivo: Estimular o desenvolvimento da leitura e escrita, bem como a construção de sentido em torno do tema.
Atividade complementar para casa: “Minha família cuida do planeta”
Objetivo: Valorizar a parceria com a família, estimular a escrita ou expressão por imagem e reforçar atitudes sustentáveis no dia a dia.
4º Momento – Arte: Colorir e criar para expor
As atividade dessa etapa pode ser adaptada de acordo com a série da turma:
- Criar um painel coletivo com colagens de elementos naturais (folhas secas, flores, papel reciclado)
- Produção de cartazes com frases de efeito: “Vamos cuidar do planeta”, “O lixo no lugar certo”, “Mais árvores, mais vida!”
- Exposição de Produção de Texto:
Objetivo: Desenvolver a expressão artística e o senso de pertencimento ao espaço escolar e natural.
5º Momento – Exposição “Nosso Planeta é Especial”
Organização:
Monte um mural ou galeria na escola com os trabalhos realizados. Convide outras turmas e famílias para visitarem. Pode-se gravar vídeos das crianças explicando suas produções e postar nas redes sociais da escola.
Objetivo: Valorizar o protagonismo infantil e compartilhar aprendizados sobre o meio ambiente com a comunidade escolar.
A avaliação será processual, contínua e formativa, observando:
- Participação nas rodas de conversa e momentos de escuta
- Leitura e produção de textos e imagens com intencionalidade
- Desenvolvimento da oralidade e da autonomia
- Criatividade e envolvimento nas atividades artísticas
- Compreensão e aplicação de atitudes de cuidado com o meio ambiente
Visite também:: Atividades de Alfabetização no estilo Bobbie Goods
Gostou de nosso blog compartilhe com outros educadores !
Com carinho,
Eliene e Leticia (Conto e Movimento)