Atividade bilhete

Atividade de Alfabetização: Leitura, Interpretação e Produção de Bilhete

ALFABETIZAÇÃO INÍCIO
Compartilhe nosso post:

Os bilhetes fazem parte do cotidiano das crianças e são excelentes gêneros textuais para trabalhar a leitura, a escrita e a comunicação.
Nesta atividade, os alunos terão contato com um bilhete real, farão a interpretação do texto e, em seguida, produzirão o próprio bilhete com autonomia.

Essa é uma proposta simples, funcional e perfeita para turmas de alfabetização, principalmente do 1º e 2º ano.

1. Leitura do Bilhete

O aluno começa lendo um bilhete escrito pelo João explicando sua ausência na escola.
Essa etapa permite trabalhar:

  • Identificação do emissor e receptor

  • Compreensão do motivo da escrita

  • Reconhecimento da estrutura do bilhete

  • Leitura com fluência e entonação adequada

2. Interpretação do Texto

Após a leitura, os alunos respondem perguntas simples sobre o conteúdo:

  • Quem escreveu o bilhete?

  • Para quem o bilhete foi escrito?

  • Qual foi o motivo da falta?

Essas questões ajudam a desenvolver a capacidade de localizar informações explícitas no texto, habilidade essencial nos anos iniciais.

3. Produção de Bilhete

Em seguida, os alunos são convidados a produzir o próprio bilhete, imaginando que também precisaram faltar à escola.

Essa etapa estimula:

  • Escrita com clareza e intenção comunicativa

  • Uso da linguagem formal adequada ao contexto

  • Organização das partes do bilhete (saudação, mensagem, despedida, assinatura)

Essa produção é ideal para avaliar o avanço da escrita e o domínio da estrutura textual.

Habilidades da BNCC trabalhadas

EF01LP05: Ler e compreender, com ajuda do professor, textos curtos de diferentes gêneros.

EF01LP07: Identificar elementos e a finalidade de bilhetes, recados e outros gêneros do cotidiano.

EF02LP02: Identificar informações explícitas em textos lidos.

EF02LP06: Produzir textos com autonomia crescente, com foco na função social do gênero.

EF12LP15: Planejar e revisar textos curtos, considerando intenção comunicativa e destinatário.

Sugestões para Aplicação da Atividade

  • Inicie com uma roda de conversa sobre bilhetes: onde encontramos? Para que servem?

  • Leia o bilhete da atividade em voz alta antes que os alunos leiam individualmente.

  • Faça um cartaz com a estrutura do bilhete:
    saudação – mensagem – despedida – assinatura

  • Incentive os alunos a escrever com letra legível, frases curtas e objetivas.

  • Como fechamento, peça que troquem bilhetes fictícios entre colegas para praticar a leitura social.

Como baixar o arquivo em formato jpeg

Para baixar o material Heroínas Negras em imagens, siga o passo a passo:
1. Clique sobre a imagem ou o link abaixo;
2. Você será redirecionado para outra página;
3. Clique com o botão direito do mouse e selecione “Salvar como” para fazer o download do arquivo.

Atividade leitura e interpretação de bilheteatividade escrita de bilhete

Como baixar o arquivo em arquivo PDF: 

Clique aqui: Atividade de Leitura, Interpretação e Produção de Bilhete

Talvez você também goste: Produção de Texto com Diferentes Gêneros do 3º ao 5º ano

Gostou? Compartilhe com outros educadores.

Um grande abraço de Eliene e Leticia!

Agradecemos a visita.

Compartilhe nosso post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *