Neste post, você vai conhecer um modelo completo de projeto brincadeiras de antigamente na alfabetização, com sugestões práticas que unem leitura, escrita, cultura e ludicidade. Além disso, no processo de alfabetização, é essencial proporcionar experiências significativas que conectem o aprender ao viver. Pensando nisso, Uma maneira encantadora e eficaz de fazer isso é por meio dos projetos integradores.
A proposta valoriza o resgate das tradições infantis, aproximando as crianças de histórias familiares, vivências intergeracionais e brincadeiras que atravessam gerações — tudo isso enquanto desenvolvem habilidades fundamentais previstas na BNCC.
1. Tema do Projeto: Brincadeiras de Antigamente: aprendendo com o passado, brincando no presente
2. Justificativa
Resgatar brincadeiras tradicionais é uma forma de valorizar a cultura popular, promover a convivência e estimular o desenvolvimento de competências importantes na alfabetização. Consequentemente ao brincar, as crianças aprendem a se expressar, ler regras, escrever instruções e contar histórias — tudo de forma lúdica e significativa.
3. Objetivos do Projeto
Geral:
Desenvolver habilidades de leitura e escrita a partir do resgate das brincadeiras tradicionais.
Específicos:
Conhecer brincadeiras antigas e sua origem;
Ampliar o vocabulário e o repertório cultural;
Produzir textos com propósito real (bilhetes, convites, regras, listas, histórias);
Promover momentos de interação, oralidade e cooperação.
4. Áreas envolvidas
Língua Portuguesa
História
Educação Física
Arte
Matemática (contagem, regras, pontuação)
5. Etapas do Projeto
1ª Etapa: Investigação
Roda de conversa: “Como era brincar no tempo dos nossos avós?”
Sugestão de vídeo aula: Brincadeiras antigas – Brinquedos antigos
Leitura de textos e imagens sobre brincadeiras antigas: Sugestão de livro para enriquecer o diálogo “ por
Pesquisa em casa com a família: entrevista com pais ou avós.
2ª Etapa: Registro e Produção
Leitura de regras de brincadeiras tradicionais (pular corda, amarelinha, bolinha de gude, elástico).
Escrita coletiva de cartazes explicando as brincadeiras.
Produção individual: lista de materiais, instruções, convites.
3ª Etapa: Vivência das brincadeiras
Organização de estações de brincadeiras antigas no pátio ou sala.
Rodízio entre as estações: as crianças explicam e jogam.
4ª Etapa: Culminância
Realização de uma “Tarde de Brincadeiras Antigas” com a participação das famílias.
Produção de um livro coletivo: “As brincadeiras que aprendemos”.
6. Sugestões de Atividades
Atividade | Habilidade BNCC | Produto final |
---|---|---|
Entrevista com os avós | EF15LP09 | Relato oral e escrito |
Leitura de regras de jogos | EF15LP05 | Cartazes de instruções |
Escrita de convites | EF01LP19 | Convite coletivo |
Vivência das brincadeiras | EF15EF04 | Rodízio de estações lúdicas |
Produção de texto | EF01LP20 | Livro coletivo “Brincadeiras de antigamente” |
7. Avaliação
A avaliação será feita de forma formativa e contínua, considerando:
Participação nas rodas de conversa;
Registros escritos (individuais e coletivos);
Desenvolvimento da oralidade e leitura;
Interação com os colegas;
Apropriação de novos conhecimentos sobre a cultura das brincadeiras.
Instrumentos sugeridos: portfólios, fotos, autoavaliação ilustrada, devolutiva descritiva do professor.
Trabalhar com o projeto brincadeiras de antigamente na alfabetização é muito mais do que resgatar o lúdico — é construir conhecimento com afeto, identidade e significado. Além do mais, ao envolver diferentes áreas do saber e promover o uso real da leitura e da escrita, esse projeto se torna uma ferramenta poderosa para tornar o processo de alfabetização mais leve, divertido e conectado à realidade dos alunos.
Por fim, esperamos que este modelo inspire seu planejamento e leve ainda mais encantamento para a sua sala de aula.
Um forte abraço de Eliene e Letícia,
Conto e Movimento!