Pular para o conteúdo
Home » Modelo de Projeto Integrador: Brincadeiras de Antigamente

Modelo de Projeto Integrador: Brincadeiras de Antigamente

Neste post, você vai conhecer um modelo completo de projeto brincadeiras de antigamente na alfabetização, com sugestões práticas que unem leitura, escrita, cultura e ludicidade. Além disso, no processo de alfabetização, é essencial proporcionar experiências significativas que conectem o aprender ao viver. Pensando nisso, Uma maneira encantadora e eficaz de fazer isso é por meio dos projetos integradores

A proposta valoriza o resgate das tradições infantis, aproximando as crianças de histórias familiares, vivências intergeracionais e brincadeiras que atravessam gerações — tudo isso enquanto desenvolvem habilidades fundamentais previstas na BNCC.

1. Tema do Projeto: Brincadeiras de Antigamente: aprendendo com o passado, brincando no presente

2. Justificativa

Resgatar brincadeiras tradicionais é uma forma de valorizar a cultura popular, promover a convivência e estimular o desenvolvimento de competências importantes na alfabetização. Consequentemente ao brincar, as crianças aprendem a se expressar, ler regras, escrever instruções e contar histórias — tudo de forma lúdica e significativa.

3. Objetivos do Projeto

Geral:

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita a partir do resgate das brincadeiras tradicionais.

Específicos:

  • Conhecer brincadeiras antigas e sua origem;

  • Ampliar o vocabulário e o repertório cultural;

  • Produzir textos com propósito real (bilhetes, convites, regras, listas, histórias);

  • Promover momentos de interação, oralidade e cooperação.

4. Áreas envolvidas

  • Língua Portuguesa

  • História

  • Educação Física

  • Arte

  • Matemática (contagem, regras, pontuação)

5. Etapas do Projeto

1ª Etapa: Investigação

  • Roda de conversa: “Como era brincar no tempo dos nossos avós?”

  • Sugestão de vídeo aula: Brincadeiras antigas – Brinquedos antigos

  • Leitura de textos e imagens sobre brincadeiras antigas: Sugestão de livro para enriquecer o diálogo “Brincadeira é Para a Vida Inteira Capa comum – por M. N. Saito”. O livro aborda brincadeiras como Amarelinha, bola de gude, cabra-cega, estilingue, esconde-esconde, pipa, Cinco Marias, bilboquê, pião, Adoleta, pega-pega, Ciranda, cirandinha e outras brincadeiras antigas são relembradas e reunidas de maneira engenhosa e cativante neste livro que contempla crianças e adultos. Com o propósito de transmitir o quanto é importante e saudável o ato de brincar na infância. 

  • Pesquisa em casa com a família: entrevista com pais ou avós.

2ª Etapa: Registro e Produção

  • Leitura de regras de brincadeiras tradicionais (pular corda, amarelinha, bolinha de gude, elástico).

  • Escrita coletiva de cartazes explicando as brincadeiras.

  • Produção individual: lista de materiais, instruções, convites.

3ª Etapa: Vivência das brincadeiras

  • Organização de estações de brincadeiras antigas no pátio ou sala.

  • Modelo de projeto integrador Brincadeiras antigas
  • Rodízio entre as estações: as crianças explicam e jogam.

4ª Etapa: Culminância

  • Realização de uma “Tarde de Brincadeiras Antigas” com a participação das famílias.

  • Produção de um livro coletivo: “As brincadeiras que aprendemos”.

6. Sugestões de Atividades

AtividadeHabilidade BNCCProduto final
Entrevista com os avósEF15LP09Relato oral e escrito
Leitura de regras de jogosEF15LP05Cartazes de instruções
Escrita de convitesEF01LP19Convite coletivo
Vivência das brincadeirasEF15EF04Rodízio de estações lúdicas
Produção de textoEF01LP20Livro coletivo “Brincadeiras de antigamente”

7. Avaliação

A avaliação será feita de forma formativa e contínua, considerando:

  • Participação nas rodas de conversa;

  • Registros escritos (individuais e coletivos);

  • Desenvolvimento da oralidade e leitura;

  • Interação com os colegas;

  • Apropriação de novos conhecimentos sobre a cultura das brincadeiras.

 Instrumentos sugeridos: portfólios, fotos, autoavaliação ilustrada, devolutiva descritiva do professor.

Trabalhar com o projeto brincadeiras de antigamente na alfabetização é muito mais do que resgatar o lúdico — é construir conhecimento com afeto, identidade e significado. Além do mais, ao envolver diferentes áreas do saber e promover o uso real da leitura e da escrita, esse projeto se torna uma ferramenta poderosa para tornar o processo de alfabetização mais leve, divertido e conectado à realidade dos alunos.

Por fim, esperamos que este modelo inspire seu planejamento e leve ainda mais encantamento para a sua sala de aula. 

Um forte abraço de Eliene e Letícia,

Conto e Movimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *