Sequência Didática: “O Monstro das Cores Vai à Escola”

Por que trabalhar as emoções na Educação Infantil? A alfabetização emocional é tão importante quanto a alfabetização tradicional. Dessa forma, trabalhar o medo, a coragem e outras emoções com crianças pequenas ajuda no desenvolvimento da empatia, da linguagem e do autoconhecimento. Assim, a sequência didática baseada no livro “O Monstro das Cores Vai à Escola” é uma proposta lúdica e sensível para abordar esse tema essencial com os pequenos.

Faixa etária indicada: 5 anos
Duração: Aproximadamente 1 semana (5 dias)

Objetivos da Sequência Didática

  • Desenvolver a expressão oral e emocional das crianças.
  • Trabalhar o medo e a coragem de forma lúdica.
  • Estimular a criatividade e a coordenação motora.
  • Ampliar o repertório literário infantil.

Planejamento Semanal

Dia 1: Leitura e Apresentação do Livro

  • Atividade:

    • O mostro das cores vai à escola

      Roda de conversa: “Vocês já sentiram medo? Como reagiram?”

    • Leitura dialogada do livro O Monstro das Cores Vai à Escola.

    • Exploração das imagens e conversa sobre o monstro.

  • Recursos: Livro, imagens de monstros simpáticos e assustadores.

Dia 2: Compreensão e Reflexão

  • Atividade:

    • Perguntas sobre a história: “O monstro era assustador? Como ele se comportava?”

    • Dinâmica “O que nos assusta?”

    • Desenho livre para registrar a história.

  • Recursos: Cartolina, giz de cera, espelho.

Dia 3: Dramatização e Expressão Corporal

  • Atividade:

    • Dramatização da história (cada criança representa uma parte).

    • Jogo: “Monstro Legal x Monstro Assustador”.

    • Conversa sobre como transformar o medo em coragem.

    • Sugestão de vídeo: O Monstro das Cores Vai à Escola

  • Recursos: Fantoches, máscaras de monstro.

Dia 4: Produção Artística

  • Atividade:

    • Confecção do “Monstro Amigo” com materiais reciclados.

    • Pintura coletiva: “Meu monstro imaginário e como ele me ajuda.”

    • Exposição na sala.

  • Recursos: Massinha, papel colorido, tinta, cola, tesoura.

Dia 5: Encerramento e Socialização

  • Atividade:

    • Revisão da história.

    • Cartaz coletivo: “O que fazer quando sentimos medo?”

    • Roda de conversa final.

  • Recursos: Cartolina, canetinhas, registros anteriores.

Avaliação

A observação será a principal ferramenta avaliativa: participação, interações, registros artísticos e capacidade de expressar emoções de forma saudável.

Se quiser ter mais dicas de livros para trabalhar em sala de aula, venha ver esse post: Top 10 livros para contar histórias na Educação Infantil

Obrigada pela visita e um grande abraço,

Conto e Movimento

1 comentário em “Sequência Didática: “O Monstro das Cores Vai à Escola””

Deixe um comentário