Olá professores da Alfabetização! Mais uma sequencia didática gratuita pra baixar e aproveitar.
Esta sequência didática traz atividades de alfabetização sobre o Dia do Folclore brasileiro, organizadas em 5 aulas criativas e encantadoras. São propostas pensadas para ampliar o repertório cultural dos alunos e fortalecer o vínculo com a identidade brasileira, ao mesmo tempo em que consolidam habilidades fundamentais da BNCC para os anos iniciais.
O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, é uma excelente oportunidade para trabalhar elementos da cultura popular brasileira de forma integrada com o processo de alfabetização. Por meio de lendas, parlendas, cantigas e brincadeiras tradicionais, é possível promover o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade de maneira significativa.
Objetivo Geral
Valorizar e conhecer as manifestações do folclore brasileiro por meio de atividades de leitura, escrita, oralidade, arte e música, promovendo o desenvolvimento das habilidades de alfabetização.
Objetivos Específicos (BNCC)
EF01LP02 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética e o valor sonoro das letras.
EF01LP05 – Ler e escrever palavras e frases com autonomia progressiva.
EF15AR04 – Experimentar diferentes formas de expressão artística.
EF02HI03 – Reconhecer manifestações da cultura popular e suas influências na comunidade local.
Duração: 5 aulas
Plano das Aulas
Aula 1: O que é folclore?
Conversa inicial: o que as crianças já sabem.
Apresentação de um vídeo curto ou imagens ilustrativas (curupira, saci, cantigas, parlendas, brincadeiras). Sugestão de vídeo: O que é Folclore?
Leitura do texto pela professora(or):
Atividade: registro com desenho e escrita do que mais gostaram ou aprenderam.
Aula 2: Parlendas e trava-línguas
Leitura e repetição oral de trava-línguas divertidos.
Escrita coletiva no quadro e leitura compartilhada.
Atividade de registro com escrita lacunar e ilustração.
Sugestão de Dinâmica oral: jogo do trava-língua em dupla (quem consegue falar mais rápido sem errar).
✂️ Sugestão: montar um “Livro da Turma” com os trava-línguas preferidos, valorizando ainda mais essa data tão especial do Dia do Folclore brasileiro.
Aula 3: Lendas brasileiras
Leitura da lenda do Saci, da Iara ou do Curupira.
Roda de conversa: personagens, cenário, início, meio e fim.
Produção textual coletiva ou individual: “Se eu encontrasse um personagem do folclore…”
🎨 Dica: trabalhar com lápis de colorir, guache ou colagem para explorar texturas.
Aula 4: Música e brincadeira folclórica
Apresentação da cantiga “Ciranda, Cirandinha”, “Sapo Cururu”, ou “Atirei o pau no gato”.
Brincadeiras cantadas no pátio.
Registro da música em formato de reconto ilustrado ou escrita com letras móveis.
🪗 Sugestão extra: convidar alguém da comunidade para cantar ou contar causos.
Aula 5: Exposição e apresentação
Revisão do que foi aprendido sobre o tema: Dia do Folclore brasireiro.
Montagem de mural com produções (textos, desenhos, livros coletivos).
Apresentação para outra turma ou pais.
Avaliação
Acompanhamento contínuo por meio da participação nas rodas, envolvimento nas atividades e produções escritas e orais.
Registros em portfólios ou fichas individuais de avanço na leitura e escrita.