A Sequência Didática: Não Atire o Pau no Gato é uma proposta educativa e sensível que combina alfabetização, ética e cuidado com os animais por meio da tradicional cantiga popular. Com ela, as crianças desenvolvem leitura, escrita, oralidade e consciência socioemocional de forma lúdica e significativa.
Essa atividade é ideal para turmas de alfabetização, promovendo o letramento por meio de práticas sociais e culturais, além de estimular o respeito e empatia pelos animais.
Habilidades trabalhadas
EF12LP03 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética e utilizar esse conhecimento na leitura e na escrita.
EF02LP10 – Localizar informações explícitas em textos.
EF15AR18 – Criar imagens com diferentes materiais, a partir de temas da vida cotidiana e do imaginário.
EI03EF04 – Demonstrar atitudes de cuidado com o outro e com os animais.
1º Momento: Roda de Conversa e Cantiga
Objetivo: Apresentar a cantiga e discutir sua mensagem.
Cante com os alunos a versão da música que traz uma mensagem de respeito aos animais: Não Atire o Pau no Gato
- Converse sobre o conteúdo da letra: Por que não devemos maltratar os animais?
Registre no quadro as ideias das crianças sobre como cuidar dos animais.
💡 Dica lúdica: traga um fantoche de gatinho para interagir com os alunos durante a roda de conversa!
2º Momento: Leitura e Interpretação da cantiga “Não atire o pau no gato”.
Atividade: Atividade xerocopiada com a letra da música e atividades, já anexada a este post.
Leitura coletiva da cantiga;
Caça-palavras com vocabulário temático: gato, cuidar, amigo, animais;
Completamento de palavras com sílabas (ex: GA__ → GATO);
Reescrita da frase “NÃO DEVEMOS MALTRATAR OS ANIMAIS!”
Essa etapa trabalha reconhecimento de palavras, consciência fonológica, leitura e escrita.
3º Momento: Atividade Artística – “Meu amigo Gatinho”
Proposta:
Cada criança desenhará um gatinho feliz em um cenário de cuidado (na caminha, com comidinha, recebendo carinho).
Colar os desenhos em um mural coletivo com o título: “Amigos dos Animais”.
Dica extra: Peça que tragam fotos com seus animais de estimação para uma exposição na sala.
4º Momento: Produção Textual Coletiva
Proposta:
Produza com a turma um pequeno texto coletivo com o título: “Como devemos tratar os animais?”
Escreva no cartaz e exponha juntamente com os desenhos.
Avaliação
A avaliação será contínua e descritiva, considerando:
Critério | Observações |
---|---|
Participação na roda de conversa | |
Leitura e compreensão da cantiga | |
Reconhecimento e escrita de palavras | |
Criatividade e envolvimento nas produções artísticas | |
Demonstra atitudes de empatia e respeito pelos animais |
Conclusão
A Sequência Didática: Não Atire o Pau no Gato vai além da alfabetização. Também oferece uma oportunidade rica para desenvolver valores como empatia, responsabilidade e respeito à vida animal, ao mesmo tempo em que fortalece o processo de leitura e escrita.