Pular para o conteúdo
Home » Sequência Didática: Bruxolina Narizé – Leitura, Inclusão e Criatividade

Sequência Didática: Bruxolina Narizé – Leitura, Inclusão e Criatividade

Bruxolina Narizé Atividade 6

Você está buscando uma proposta rica, criativa e com intencionalidade pedagógica para sua turma da educação infantil?

Então este post é para você! A Sequência Didática: Bruxolina Narizé – Leitura, Inclusão e Criatividade foi elaborada com base no livro Bruxolina Narizé, da autora Letícia Borges da Costa e ilustradora Eliene Andrade, com a finalidade de proporcionar uma semana de atividades que envolvem leitura literária, psicomotricidade, inclusão, alimentação saudável e muita imaginação.

Ao longo de cinco dias, as crianças serão convidadas a mergulhar no universo encantador da Bruxolina, uma personagem divertida que desperta reflexões importantes com leveza e humor. Ao passo que valoriza o uso de materiais recicláveis, a expressão corporal e a escuta ativa — pilares fundamentais na formação integral das crianças.

Continue a leitura e confira como aplicar essa sequência em sua prática docente!

livro Bruxolina Narizé

Faixa etária: 5 anos
Duração: Aproximadamente 1 semana (5 dias)
Livro base: Bruxolina Narizé, de Letícia Borges da Costa (Editora Dialética)

Objetivos pedagógicos

Esta sequência didática tem como foco a leitura literária na educação infantil, integrando temas como inclusão, alimentação saudável e desenvolvimento da imaginação. Desse modo, os principais objetivos que nortearam são:

  • Estimular a criatividade e a imaginação das crianças.
  • Trabalhar a oralidade e a expressão corporal.
  • Explorar conceitos de psicomotricidade e inclusão.
  • Desenvolver a consciência alimentar (alimentos saudáveis x não saudáveis).
  • Incentivar o uso de materiais recicláveis na construção de personagens e histórias.
  • Desenvolver empatia e valorização das diferenças.
  • Resolver situações matemáticas com elementos da história.

Dia 1 – Apresentação do livro e da personagem Bruxolina

Cone de linha

  • Roda de conversa: “Vocês conhecem alguma bruxa de história? Como ela é?”
  • Leitura dialogada: do livro com destaque para o cone de linha como elemento narrativo.
  • Discussão: características da Bruxolina – tem apenas um pé, sente muita fome, o que ela come?

Recursos: Livro Bruxolina Narizé, cone de linha e/ou atividades de registro.

Bruxolina Narizé Atividade 1Bruxolina Narizé Atividade 5 Bruxolina Narizé Atividade 4Bruxolina Narizé Atividade 3 Bruxolina Narizé Atividade 6

Dia 2 – Psicomotricidade e Inclusão

Objetivo: Desenvolver empatia e valorização das diferenças.

  • Conversa: “Como é viver com um pé só? Como podemos ajudar alguém com uma diferença?”
  • Atividade psicomotora: brincadeiras de equilíbrio (andar em um pé só, pular obstáculos).
  • Arte: desenho e colagem da Bruxolina.

Recursos: Fitas adesivas, cones, papel, giz de cera e/ou atividades de registro.

Bruxolina Narizé Atividade 16Bruxolina Narizé Atividade 15Bruxolina Narizé Atividade 14 Bruxolina Narizé Atividade 19

Dia 3 – Imaginação e Criatividade: O que a Bruxolina Come?

  • Conversa: “Ela come sorvete de jacaré. E vocês, o que comeriam de maluco?”
  • Criação: alimentos malucos com materiais recicláveis.
  • Exposição: apresentação das criações e histórias sobre as reações da Bruxolina.

Recursos: Papel colorido, cola, tesoura, papelão, garrafas plásticas, lã e/ou atividades de registro.

Bruxolina Narizé Atividade 20

Dia 4 – Alimentos Saudáveis x Não Saudáveis

Bruxolina Narizé Atividade 2

  • Conversa: “Quais alimentos fazem bem para a Bruxolina? E para nós?”
  • Classificação: imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis.
  • Mural coletivo: alimentos que dão energia para a Bruxolina brincar e pular.

Recursos: Revistas, tesoura, cola, cartolina.

Dia 5 – Aula de Matemática: 

Atividade: Contagem e/ou cálculos matemáticos, adição e subtração com significado.

Bruxolina Narizé Atividade 18 Bruxolina Narizé Atividade 9 Bruxolina Narizé Atividade 12 Bruxolina Narizé Atividade 7 Bruxolina Narizé Atividade 8

Dia 6 – Aula de Arte: Criando com Bruxolina

Objetivo: Expressar criatividade.
Atividade: Criar uma poção mágica com pintura e colagem. Explorar texturas, formas e cores. Atividades de registro.

Bruxolina Narizé Atividade 10 Bruxolina Narizé Atividade 11 Bruxolina Narizé Atividade 13

Dia 7– Nova aventura com Bruxolina

Objetivo: Produção textual criativa.
Atividade: Escrever um novo final ou aventura da Bruxolina. Ilustração coletiva.

Dia 8 – Encerramento e Socialização

  • Revisão: da história e atividades da semana.
  • Apresentação: desenhos, esculturas e murais.
  • Roda de conversa: “O que aprendemos sobre inclusão e alimentação saudável?”
  • Dramatização: vivência da história da Bruxolina.

Recursos: Materiais produzidos durante a semana.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação da participação das crianças, suas interações nas atividades, criatividade na construção dos personagens e expressividade na dramatização. Além disso, será considerada a compreensão sobre inclusão e alimentação saudável.

Talvez você também goste de: Sequência didática do livro Pedro vira porco-espinho

Divulgue nosso trabalho para outros educadores!

Um grande abraço!

Conto e Movimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *