Por que trabalhar a alimentação saudável com crianças?
Desde cedo, é fundamental incentivar hábitos saudáveis de forma divertida e significativa. Dessa forma, a sequência didática baseada no livro “A Cesta da Dona Maricota”, de Tatiana Belinky, é uma forma lúdica de aproximar as crianças do universo dos alimentos, ampliando vocabulário, senso crítico e criatividade.
Faixa etária indicada: 5 anos
Duração: 5 dias (1 semana)
Objetivos da Sequência Didática: “A Cesta da Dona Maricota”
- Incentivar a alimentação saudável de forma lúdica.
- Desenvolver oralidade e vocabulário sobre alimentos.
- Estimular criatividade e coordenação motora.
- Promover interação e trabalho em grupo.
Atividades Dia a Dia
Dia 1: Leitura e Apresentação do Livro
- Atividade:
- Roda de conversa: “Quais são seus alimentos favoritos?”
- Leitura dialogada do livro A Cesta da Dona Maricota.
- Conversa sobre os alimentos citados.
- Recursos: Livro, imagens de frutas, verduras e legumes.
Dia 2: Compreensão e Classificação
- Atividade:
- Perguntas sobre a história.
- Dinâmica “O que é saudável?”
- Desenho livre.
- Recursos: Cartolina, giz de cera, imagens de alimentos diversos.
Dia 3: Dramatização e Sentidos
- Atividade:
- Dramatização da história.
- Jogo sensorial: “O que tem na cesta?”
- Conversa sobre alimentação equilibrada.
- Sugestão de vídeo: A Cesta da Dona Maricota
- Recursos: Fantoches, alimentos reais para tato e cheiro.
Dia 4: Arte e Expressão
- Atividade:
- Colagem de uma cesta de alimentos.
- Pintura coletiva: “Meu prato favorito e saudável”.
- Exposição em sala.
- Recursos: Papel colorido, cola, tintas, papel sulfite.
Dia 5: Encerramento e Socialização
- Atividade:
- Revisão da história.
- Cartaz coletivo: “Dicas para uma alimentação saudável”.
- Roda de conversa final.
- Recursos: Cartolina, canetinhas, registros anteriores.
Avaliação
A avaliação será feita por meio da observação da participação das crianças, das interações em grupo e dos registros artísticos. Também, o foco será a compreensão sobre alimentação saudável e expressão oral.