Procura uma aula criativa e alfabetizadora sobre o Dia do Soldado?
Neste post, você encontrará uma aula criativa e completa para ser trabalhado a data comemorativa do Dia do Soldado, baseada na canção Marcha Soldado (versão Galinha Pintadinha), que explora a musicalização, rimas, atividades escritas e até dobradura, proporcionando uma experiência rica e significativa para os pequenos.
A música infantil para alfabetização é uma ferramenta poderosa no processo de ensino-aprendizagem, pois envolve ritmo, linguagem, escuta ativa e ludicidade — elementos fundamentais para o desenvolvimento das crianças em fase inicial da leitura e escrita. Além disso, a proposta está alinhada à BNCC e pode ser facilmente aplicada em sala de aula ou em projetos interdisciplinares.
Faixa etária: 5 a 7 anos (Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental)
Duração sugerida: 1 aula (em torno de 60 a 90 minutos)
Tema: Musicalização e Consciência Fonológica
Música: Marcha Soldado (versão Galinha Pintadinha)
Objetivo geral: Desenvolver habilidades de leitura, escrita, escuta atenta e criatividade por meio da musicalização e da linguagem oral e escrita.
Habilidades da BNCC trabalhadas:
- EI03ET04 (Educação Infantil): Participar de diversas situações que envolvam a música, explorando sons, ritmos, gestos e movimentos.
- EF01LP02: Reconhecer rimas, aliterações e repetições em cantigas, parlendas, quadrinhas, poemas, entre outros.
- EF01LP05: Localizar informações explícitas em textos.
- EF01LP10: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética.
- EF15AR01: Experimentar as possibilidades de sons, gestos e movimentos corporais em práticas musicais.
1º Momento: Roda Musical e Escuta Ativa
- Atividade: Reunir as crianças em roda e apresentar a música Marcha Soldado (versão Galinha Pintadinha).
- Proposta: Cantar junto com o vídeo ou apenas com o acompanhamento rítmico (palmas, instrumentos de percussão, ou batidas corporais).
- Estimular o movimento corporal com passos ritmados simulando uma marcha.
Objetivo: Desenvolver escuta ativa, percepção rítmica e expressão corporal.
2º Momento: Atividade no Cartaz
- Atividade: Colar um cartaz na sala de aula, com a letra da música.
- Proposta:
- Convidar as crianças a ilustrarem partes da música com desenhos.
- Propor que circulem palavras que rimam (soldado/quartel, papel/chapéu).
- Incentivar a exploração visual e fonológica das palavras.
- Objetivo: Desenvolver consciência fonológica e criatividade.
3º Momento: Registro no Caderno
- Atividade: Atividade de registro no caderno. Poderá pedir a cópia no caderno de caligrafia.
- Proposta: Atividade xerocopiada em anexo.
Objetivo: Trabalhar a escrita, leitura e associação de imagem à palavra, rimas e ordem alfabética.
4º Momento: Dobradura do Chapéu de Soldado
- Atividade: Dobradura de um chapéu de soldado usando papel jornal ou sulfite A3.
- Proposta:
- Explicar passo a passo e fazer coletivamente e/ou individualmente caso necessário.
- Após a confecção, estimular uma nova cantoria da música usando os chapéus.
Objetivo: Desenvolver coordenação motora fina e criatividade.
Avaliação
A avaliação será contínua e acontecerá por meio da observação direta das participações, interações e produções das crianças durante cada etapa da aula. Os seguintes aspectos poderão ser considerados:
- Participação nas atividades musicais e nas rodas de conversa.
- Reconhecimento e marcação de rimas no cartaz coletivo.
- Interesse e empenho no registro da atividade no caderno.
- Habilidade motora e autonomia na confecção do chapéu de dobradura.
- Criatividade nas ilustrações.
Conclusão
Através desta aula, as crianças puderam vivenciar a musicalidade de forma lúdica e significativa, desenvolvendo habilidades essenciais da alfabetização como a escuta atenta, percepção de rimas, escrita e expressão artística. A dobradura do chapéu serviu como um fechamento divertido e simbólico, permitindo que cada aluno se sentisse parte de um momento especial de aprendizagem.
Esta proposta reforça a importância de usar a música infantil como ferramenta pedagógica para integrar diferentes áreas do conhecimento de forma prazerosa e criativa.
Visite também: Aula Criativa com a Música da Formiguinha – Conto e Movimento
Obrigada por visitar nosso blog. Compartilhe nosso trabalho com outros educadores!
Um grande abraço de Conto e Movimento!
Eliene Andrade e Leticia Borges