Pular para o conteúdo
Home » Sequência Didática: O Sapo Não Lava o Pé

Sequência Didática: O Sapo Não Lava o Pé

sequencia-didática-O-sapo-não-lava-o-pé

A Sequência Didática: O Sapo Não Lava o Pé é uma proposta encantadora e divertida para trabalhar a alfabetização de forma musical, lúdica e significativa. Com essa cantiga popular, as crianças aprendem sobre sílabas, formação de palavras, ampliação de vocabulário e ainda se divertem com as rimas e o humor da canção.

Objetivos:

  • Desenvolver a consciência fonológica por meio da musicalidade;

  • Trabalhar leitura, escrita e formação de palavras;

  • Estimular a criatividade e a expressão oral e artística.

Habilidades da BNCC

  • EF12LP03 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética e utilizar esse conhecimento na leitura e na escrita.

  • EF02LP10 – Localizar informações explícitas em textos.

  • EF12LP05 – Identificar sílabas iniciais semelhantes em palavras do mesmo campo semântico.

  • EF15AR18 – Criar imagens com diferentes materiais com base em histórias, canções e experiências da vida cotidiana.

1º Momento: Roda de Cantiga e Conversa

Atividade:

Dica: Leve um sapinho de pelúcia ou um fantoches para tornar o momento mais interativo!

2º Momento: Atividade de Leitura e Escrita

Atividade: Utilize a atividade xerocopia proposta neste post.

  • Preencher palavras faltosas da música;

  • Contar letras das palavras (ex: lagoa, sapo, lava, etc.);

  • Escrever palavras que comecem com SA, SE, SI, SO, SU.

Atividade O Sapo Não Lava o Pé

Essa etapa trabalha consciência silábica, escrita espontânea, ampliação de vocabulário e leitura.

3º Momento: Arte – “O sapo e sua lagoa”

Proposta:

  • Criação de uma dobradura de sapo com papel colorido. Assista aqui.

4º Momento: Produção de Texto Coletiva

Sugestão:

  • Criar com a turma uma nova estrofe divertida para a música, como:
    “O sapo não escova o dente… Porque não tem escova diferente!”

  • Registrar no quadro e ilustrar!

Avaliação

A avaliação será feita de maneira processual, observando:

CritérioObservações
Participação nas atividades de canto e roda de conversa
Reconhecimento de palavras e sílabas
Escrita espontânea e correta
Capricho e criatividade nas atividades artísticas

Conclusão

A Sequência Didática: O Sapo Não Lava o Pé é uma forma divertida e pedagógica de integrar música, leitura, escrita e arte no processo de alfabetização. Com atividades contextualizadas e lúdicas, a aprendizagem se torna prazerosa e significativa para os pequenos.

Gostou desta proposta? Então veja também outra aula criativa no nosso blog: Aula Dia do Soldado na Alfabetização – Conto e Movimento

Um grande abraço,

Conto e Movimento

1 comentário em “Sequência Didática: O Sapo Não Lava o Pé”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *