As cantigas populares fazem parte do universo cultural e afetivo das crianças. Elas embalam memórias, criam conexões e oferecem uma rica possibilidade de aprendizado na alfabetização. Com rimas simples, repetição de palavras e ritmo envolvente, as cantigas despertam o interesse pela linguagem escrita e oral, facilitando a aquisição da leitura de forma prazerosa e significativa.
Neste post, vamos mostrar como as cantigas podem ser grandes aliadas no processo de alfabetização, trazendo sugestões de atividades, reflexões sobre valores e muita ludicidade para as práticas pedagógicas.
Essas cantigas são ótimas para atividades como:
- Roda de leitura
- Leitura coletiva
- Ilustração de versos
- Reescrita com letras móveis
- Cruzadinhas e jogos de rimas
Habilidades sobre cantigas na BNCC :
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
Quer a BNCC completa? Visite: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na prática escolar!
Um grande abraço,
Conto e Movimento!
Pingback: Aula Criativa com a Música "A Dona Aranha"