Se você busca uma aula divertida, significativa e pedagógica Com a Música da Formiguinha?
Envolver seus alunos nos processos iniciais de leitura e escrita não é uma missão fácil, mas a aula criativa com a música Formiguinha é a escolha perfeita envolvê-los!
Utilizando a canção da Galinha Pintadinha como ponto de partida, essa proposta une musicalização, identificação de rimas, expressão artística e atividades de registro no caderno — tudo isso alinhado às habilidades da BNCC e pensado para o desenvolvimento integral dos estudantes em fase de alfabetização. Além de aprender, os pequenos se divertem, criam e interagem de forma colaborativa e lúdica.
Objetivo da Aula
- Desenvolver a consciência fonológica por meio da identificação de rimas.
- Estimular a musicalização e expressão artística.
- Trabalhar habilidades de leitura, escrita e ordenação alfabética de palavras.
- Ampliar o vocabulário por meio da elaboração de uma lista de compras.
Habilidades da BNCC
- EF01LP06: Reconhecer rimas e aliterações em textos orais e escritos.
- EF01LP05: Produzir, espontaneamente ou com orientação, textos do campo da vida cotidiana, com coerência temática.
- EF01LP10: Ordenar palavras em ordem alfabética.
- EF15AR03: Explorar diferentes formas de expressão artística, como o desenho, para ilustrar produções culturais.
- EF15EF02: Reproduzir movimentos rítmicos por meio de canções infantis.
Etapas da aula criativa com a música Formiguinha
1. Musicalização e Ilustração do Cartaz
Objetivo: Trabalhar a percepção visual, criatividade e expressão artística.
- Inicie a aula apresentando a música “A Formiguinha” (Galinha Pintadinha).
- Fixe um cartaz com a letra da música na parede da sala.
- Ouça e cante com os alunos algumas vezes, incentivando movimentos corporais com gestos que representem os versos.
- Após a familiarização com a canção, convide os alunos a ilustrar o cartaz, desenhando a formiguinha, os alimentos e outros elementos citados na música.
Caça às Rimas na letra da música
Objetivo: Desenvolver a percepção fonológica e o reconhecimento de padrões sonoros.
- Releia a música com os alunos, destacando palavras que rimam.
- Oriente os alunos a circular no cartaz as palavras que rimam, como “pão / sabão”, “macarrão / feijão”, etc.
- Promova uma conversa sobre o som final das palavras e como a rima ajuda na memorização de músicas e poesias.
3. Atividade de Registro no Caderno
Objetivo: Trabalhar a escrita espontânea e a ordenação alfabética.
- Proponha que os alunos imaginem que são formiguinhas indo às compras.
- Eles devem criar uma lista de compras com alimentos (inspirada na música ou com itens próprios).
- Em seguida, os alunos deverão reorganizar as palavras da lista em ordem alfabética.
- Em último momento peça aos alunos a reescrita da letra da música da maneira que eles conseguirem.
Avaliação
A avaliação será contínua, considerando:
- Participação nas atividades musicais e artísticas.
- Capacidade de identificar rimas corretamente.
- Elaboração da lista de compras com coerência temática.
- Organização correta das palavras em ordem alfabética.
- Reescrita da música.
A aula criativa com a música Formiguinha é uma excelente forma de transformar o momento de alfabetização em uma vivência lúdica, significativa e interdisciplinar. Combinando música, arte, linguagem e organização textual, os alunos aprendem de maneira prazerosa, enquanto desenvolvem habilidades fundamentais previstas na BNCC. Apostar em atividades que despertam o interesse natural da criança, como canções e brincadeiras, é o caminho para formar leitores e escritores mais confiantes e participativos.
Talvez você goste também: Aula criativa com a música Dona Aranha. Vamos juntos construir uma alfabetização cheia de movimento, criatividade e afeto.
Experimente essa proposta na sua sala de aula e compartilhe com outros educadores!
Um grande abraço de Conto e Movimento!
Eliene Andrade e Letícia Borges